SOBRE A LISTA DE CUSTO BENEFÍCIO....
1° - Samsung Galaxy S7
O Samsung Galaxy S7 oferece uma excelente relação custo-benefício, ele tem especificações de top de linha e preço de intermediário.
O hardware é bem “parrudo”, processador Octa Core (Exynos 8890), 4GB de RAM e GPU ARM Mali-T880MP12. Com isso o S7 é capaz de rodar qualquer app ou game disponível na loja da Google atualmente.
Além disso a pontuação do aparelho no AnTuTu (app que testa o desempenho dos celulares) é também muito boa, cerca de 158000 pontos.
O ponto negativo fica para os apenas 32GB de armazenamento, mas vale lembrar que esse espaço é suficiente para a imensa maioria dos usuários de smartphones.
A tela é lindíssima, 5.1 polegadas, resolução Full HD (1440 x 2560 pixel) e 577 ppi de densidade. Além disso ainda conta com tecnologia Super AMOLED que deixa as cores vivas e o brilho no nível ideal.
As câmeras do S7 também não deixam a desejar e fazem fotos de excelente qualidade, são 12mp na câmera traseira e 5mp na frontal.
Por fim, temos 3000 mAh de bateria, nada de impressionante, mas fica dentro da média de consumo da maioria dos smartphones.
Prós
- Desempenho excepcional
- Tela lindíssima
- Boas câmeras
- Qualidade de gravação acima da média
- Tela durável (Gorilla Glass 4)
- Leitor biométrico rápido e preciso
- A prova d'água
Contras
- Sistema android não atual (6.0 Marshmallow)
- Pouco disponível no mercado
- Sistema com bastante modificação
- Não é Dual sim
2° - Apple iPhone SE
O iPhone SE é o celular de melhor custo benefício com OS, o sistema operacional móvel da Apple.
Apesar dos números relativamente modestos o iPhone SE consegue um desempenho impressionante, no AnTuTu (app de teste de desempenho) chega a marcar 131000 pontos.
O processador é um Dual Core de 1.8 GHz (Twister Apple A9), 2GB de RAM e GPU Power VR GT7600.
No armazenamento há três opções, 32,64 GB e 128GB, sendo que essa versão de 32GB oferece uma melhor relação custo benefício.
A tela apesar de pequena, 4 polegadas, tem boa definição como de costume nos aparelhos da Maçã. A resolução é de 640 x 1136 pixels e a densidade de 326 ppi.
Os 12mp da câmera traseira são suficientes para obter ótimos resultados nas capturas, mas a câmera frontal de apenas 1.2mp deixe um pouco a desejar.
Prós
- Ótimo desempenho
- Sistema robusto e atualizado
- Ótima câmera traseira
- Confortável de segurar e carregar no bolso
- Leitor biométrico rápido e preciso
Contras
- Câmera frontal ruim
- Tela pequena
- Bateria de baixa duração
- Não é Dual sim
3° - Motorola Moto Z2 Play
Lançado no segundo semestre de 2017 o Moto Z2 Play veio trazendo um conjunto equilibrado para conquistar os usuários de smartphones intermediários.
Uma das menores espessuras do mercado e a característica de ser modular são alguns dos atrativos deste smartphone da Motorola.
O hardware é interessante, processador Octa Core de 2.2 GHz (Snapdragon 626), 4GB de RAM e 64GB de armazenamento. O suficiente para não ter problemas com travamentos na maioria dos apps e jogos.
A tela de 5.5 polegadas tem resolução Full HD (1080 x 1920 pixel) e 401 ppi de densidade, além de ter tecnologia Super AMOLED que consideramos melhor no geral que as telas IPS LCD. Ele é ótimo para assistir vídeos e filmes por conta disso!
Para fotos o Moto Z2 Play também não decepciona, faz ótimas capturas tanto com a câmera traseira de 12 mp quanto com a frontal de 5 mp.
Na bateria também temos uma grata surpresa, apesar de ter 3000 mAh como a maioria dos concorrentes, o consumo é otimizado ficando mais tempo ligado que a grande maioria dos intermediários como ele.
Prós
- Bom desempenho
- Tela grande e bonita
- Boas câmeras
- Compatível com os Moto Snaps
- Ótima duração de bateria
- Sistema atualizado
- Android praticamente puro
- Dual sim
- Leitor biométrico rápido e preciso
Contras
- Tela frágil (Gorilla Glass 1)
4° - Motorola Moto X4
O Moto X4 traz uma ótima configuração e é um dos aparelhos mais baratos a prova d’água disponíveis no mercado brasileiro.
Com um processador Snapdragon 630 (4x 2.2 GHz Cortex-A53 + 4x 1.8 GHz Cortex A53), GPU Adreno 508 e 3GB de RAM ele não desaponta em desempenho e certamente pode rodar tudo disponível na loja de aplicativos.
Um dos pontos fracos do Moto X4 fica por conta do armazenamento, ele vem com apenas 32GB de espaço, o que não é o pior, o sistema também acaba ocupando uma parcela considerável desse espaço, bem acima da média dos concorrentes.
A tela tem 5.2 polegadas e resolução Full HD (1080 x 1920 pixel) resultando em 424 ppi de densidade. Uma tela nítida e bastante bonita.
As câmeras são outro diferencial, fazem ótimas fotografias tanto na traseira de 12 mp quanto na frontal de 16 mp.
Logo após seu lançamento alguns usuários reclamaram da demora para a câmera frontal focar, mas isso já foi resolvido com uma atualização da Motorola.
A bateria é padrão, 3000 mAh, e mostra uma autonomia dentro da média dos smartphones atuais.
Prós
- A prova d'água
- Bom desempenho
- Boas câmeras
- Sistema Android atualizado
- Sistema Android limpo
- Dual sim
- Leitor biométrico rápido e preciso
Contras
- Pouco armazenamento
- Tela relativamente frágil (Gorilla Glass 1)
5° - Motorola Moto G5s
A linha G da Motorola sempre foi bastante conhecida por oferecer aparelhos intermediários com configurações interessantes e preço atrativo.
O Moto G5s não é diferente, ele oferece um bom desempenho, tela bonita e câmeras de qualidade o que deixa o celular mais que suficiente para a grande maioria das atividades de um smartphone.
Dentro ele traz um processador Snapdragon 430 (Quad-core 1.4 GHz Cortex-A53 + Quad-core 1.1 GHz Cortex-A53), GPU Adreno 505 e 2GB de RAM.
Se você não é um adepto dos jogos mais pesados não terá nenhum problema ao utilizar o Moto G5s.
A tela IPS LCD de 5.2 polegadas tem resolução Full HD (1080 x 1920 pixel) e 424 ppi de densidade, é muito bonita e nítida.
Nas câmeras também temos uma boa qualidade, os 16 mp na traseira e os 5 mp na frontal são capazes de gerar capturas bastante satisfatórias, principalmente para quem utiliza a câmera apenas para redes sociais.
Outra boa notícia é que a Motorola continua acertando no sistema de seus aparelhos deixando o Android do Moto G5s bastante limpo, apesar de ainda não ser o chamado “puro”.
Na bateria são 3000 mAh, seguindo a linha da grande maioria dos smartphones hoje em dia, e o resultado de autonomia não foge muito dessa característica também.
Prós
- Bom desempenho
- Boas câmeras
- Flash LED na câmera frontal
- Lente grande angular na câmera de selfies
- Tela bonita e nítida
- Leitor biométrico rápido e multifunção
- Sistema limpo e atualizado
- Resistente a respingos
- Carregador de 3A (carregamento rápido)
Contras
- Bandeja híbrida
- Câmera sobressalente
- Bateria não removível
6° - Samsung Galaxy J7 Prime
A Samsung lançou no Brasil uma grande quantidade de aparelhos intermediários, visando dominar esse mercado no nosso país.
Dentre as opções está o Galaxy J7 Prime, ele tem um conjunto bastante interessante, o desempenho é bom, as câmeras não decepcionam e a tela é grande e bonita.
O hardware é o seguinte, processador Exynos 7870 (Octa Core de 1.6 GHz), GPU Mali-T830MP2 e 3GB de RAM. Os usuários de apps e funcionalidades mais básicas não vão se decepcionar nesse quesito.
Nos games e aplicativos mais pesados o J7 Prime acaba deixando um pouco a desejar, não é o celular mais indicado para essas tarefas.
O celular conta com uma tela PLS TFT de 5.5 polegadas, resolução Full HD e 401 ppi de densidade. Ela é grande e bonita, sentimos falta apenas das cores vibrantes das telas Super AMOLED da Samsung.
As câmeras de 13 mp na traseira e 8 mp na frente fazem ótimas capturas e vai certamente agradar bastante os usuários mais ativos de redes sociais como o Facebook e o Instagram.
Para finalizar temos uma bateria de 3300 mAh, um pouco mais que alguns concorrentes mas nada que mude muito a autonomia do aparelho. Acaba ficando na média da grande maioria dos smartphone, cerca de um dia inteiro ligado.
Prós
- Boas câmeras
- Tela grande e bonita
- Possibilidade de usar duas contas de Whatsapp diferentes
- Dual sim
Contras
- Sistema android um pouco desatualizado
- Sem sensor de luminosidade
- Saída de som em posição ruim
7° - ASUS Zenfone Selfie
Em 2015 a ASUS lançou o smartphone Zenfone Selfie buscando atingir o público que gosta de postar esse tipo de fotografia nas redes sociais.
No entanto a marca conseguiu mais que isso com a versão de 2018, o aparelho tem boas configurações intermediárias por um preço bastante atrativo.
Dentro ele traz um processador Snapdragon MSM8917 (1.4 GHz), 2GB de memória RAM e 16GB de armazenamento (expansível para até 2T).
Essas configurações são ideais para quem tem um uso mais básico, redes sociais, mensagens, navegação e chamadas. Para quem gosta de games mais pesados, esse aparelho não é indicado.
A tela IPS LCD é de 5.5 polegadas e tem resolução HD (720 x 1280 pixel) resultando em 267 ppi de densidade. É uma tela intermediária, mas ok se considerarmos o preço do smartphone.
As câmeras são um diferencial, as duas têm 13 mp e conseguem boas capturas. Principalmente e frontal, ideal para quem gosta de fazer selfies.
A bateria tem 3000 mAh e acaba tendo um bom desempenho graças ao processador e a tela intermediários do celular.
Prós
- Boa câmera traseira
- Ótima câmera frontal
- Boa duração de bateria
- Dual sim (Não é bandeja híbrida)
- Leitor biométrico rápido e preciso
- Tela resistente
Contras
- Baixa resolução de tela
- Baixo desempenho
- Pouco armazenamento
8° - Meizu M5C
Meizu é uma marca chinesa bastante conhecida e recentemente a empresa Vi começou a distribuir alguns dos celulares da marca oficialmente aqui no Brasil.
O Meizu M5C é um deles e vem como uma excelente opção de smartphone básico custo-benefício, ele tem uma configuração boa e preço imbatível.
O processador é um MediaTek Cortex-A53 (Quad Core de 1.3 GHz), GPU Mali T720 MP2, 2GB de RAM e 16GB de armazenamento. Configuração boa para um uso bem básico.
A tela IPS LCD tem 5 polegadas, resolução HD (720 x 1280 pixel) e 294 ppi de densidade. É uma tela até impressionante para um smartphone de menos de R$400.
As câmeras não são lá essas coisas, mas se compararmos com os celulares de entrada concorrentes, elas se saem muito bem. São 8 mp na traseira e 5 mp na frontal.
Não espere muito das capturas, mas para algumas postagens nas redes sociais elas são legais.
A bateria como de costume acaba se saindo muito bem por conta da configuração básica do telefone. São 3000 mAh e autonomia é bastante satisfatória.
Prós
- Preço imbatível
- Dual sim
- Câmeras boas para a categoria
- Tela boa para a categoria
- Ótima duração de bateria
Contras
- Baixo desempenho
- Difícil de encontrar a venda
- Difícil de encontrar capinhas
- Android bastante modificado
- Android desatualizado
9° - Alcatel Pop 4
O Alcatel Pop 4 é um smartphone básico mas que tem alguns diferenciais interessantes, como por exemplo o fato de já vir com um cartão de memória de 32GB, ideal para quem precisa de armazenamento e quer investir pouco no celular.
Dentro ele traz um processador Snapdragon 210 (Quad Core de 1.1 GHz), 1.5GB de RAM e 8GB de armazenamento. Atende bem às necessidades básicas como navegar, utilizar redes sociais e fazer ligações.
No display temos 5 polegadas com tecnologia IPS LCD, resolução HD (720 x 1280 pixels) e 294 ppi de densidade. A tela é ótima se compararmos com a grande maioria dos concorrentes.
As câmeras acabam deixando um pouco a desejar, apesar dos 13 mp na traseira e 8 mp na frontal, o tempo de foco e a qualidade das capturas ficam um pouco abaixo do esperado.
Na bateria também temos alguns problemas, apesar do nível básico das configurações do celular a autonomia acaba sendo baixa se compararmos com os demais smartphones. São 2500 mAh.
Prós
- Muito barato
- Flash LED na câmera frontal
- Bateria removível
- Tela de boa qualidade para a categoria
- Acompanha cartão de 32GB
- Acompanha película protetora
- Acompanha traseiras extras
Contras
- Desempenho fraco
- Sistema desatualizado
- Câmeras de baixa qualidade
- Baixa autonomia de bateria
Método: porque escolhemos estes celulares?
Como o objetivo da análise é escolher os melhores celulares e smartphones em custo/benefício, o preço foi um fator determinante para a escolha.
Acreditamos que os celulares até R$1500 atendem a imensa maioria dos usuários, por isso limitamos o orçamento nesse teto.
Também buscamos alguns aparelhos que consideramos de baixo custo, isso para tentar atender a demanda por celulares de entrada com configurações mais básicas.
Não deixamos de fora nenhum celular exclusivamente por sua marca, mas utilizamos a marca como um dos quesitos para a elaboração da lista.
Para definir o ranking dos melhores utilizamos os seguintes critérios: características técnicas, qualidade construtiva, usabilidade, nossa experiência prática com o aparelho e opiniões e relatos de outros especialistas e usuários.
Algumas das características técnicas que analisamos são: tamanho, peso, processador, memória RAM, armazenamento, câmeras, bateria, sistema operacional e tela.
Como escolher o melhor celular custo benefício para você?
Para decidir qual o melhor celular custo-benefício para você é importante prestar bastante atenção no que você procura em um smartphone. Quais são os benefícios que mais fazem diferença para você.
Tente elencar características como desempenho, tela, câmera ou duração de bateria por exemplo. Também pode ser interessante saber mais ou menos quais e quantos são os aplicativos que você pretende instalar e rodar no seu celular.
Separamos algumas dicas que podem ajudar você:
Conclusão: qual o melhor celular custo-benefício?
Como sempre terei que dizer que o melhor celular custo benefício vai depender da necessidade de quem está comprando. Nosso ranking se baseou em diversos aspectos e espero que ele ajude você a escolher o aparelho ideal para seu caso.
O Samsung Galaxy S7 é um celular muito potente, capaz de rodar qualquer aplicativo presente na Google Play sem nenhum tipo de travamento. Além disso o preço dele caiu bastante depois dos lançamentos de seus sucessores.
Para quem gosta de usar o sistema operacional iOS escolhemos o iPhone SE. Apesar dos números relativamente baixos ele consegue se superar no desempenho. Se você quer um aparelho Apple, não se importa com a tela menor e não quer gastar “rios de dinheiro”, o iPhone SE é o celular certo!
O Motorola Moto Z2 Play traz um conjunto equilibrado de hardware, câmeras e bateria, além de ter o diferencial de ser compatível com os Moto Snaps. Vale lembrar que infelizmente os snaps são vendidos separadamente.
O Moto X4 é outra boa opção do mercado, tem ótimo desempenho e ótimas câmeras. Também é a prova d´água, apenas ele e o primeiro colocado possuem essa especificação na nossa lista.
Para os que pretendem investir um pouco menos separamos o Moto G5s, ele tem boas configurações no geral e é capaz de atender a grande maioria do público. Esperamos que seu preço caia ainda mais agora que já temos no mercado a linha G6.
O Samsung Galaxy J7 Prime é outra opção que consideramos interessante, ele tem bom desempenho e câmeras, e está com um preço atrativo podendo ser encontrado até mesmo por menos de R$800 em algumas lojas.
Para os amantes das Selfies e das redes sociais selecionamos o Zenfone Selfie, apesar da tela e do hardware mais básicos ele tem uma câmera frontal incrível e chega a custar menos de R$600.
As outras duas opções escolhidas são destinadas para quem busca celulares mais baratos, apenas para o uso básico do dia-a-dia. O Meizu M5C tem uma configuração suficiente para esse tipo de tarefa e custa R$399.
Já o Alcatel Pop 4 pode ser encontrado até por menos que isso e indicamos ele para quem precisa de um pouco mais de armazenamento.
Espero que nossa análise tenha sido útil para você de alguma forma, e se ficou com alguma dúvida ou quer apenas deixar a sua opinião, utilize o campo dos comentários. Obrigado!
Comentários
Postar um comentário
OPINE SUA OPINIÃO NOS AJUDA OBG !